Balneário Camboriú recebe comitiva espanhola em missão empresarial


Dezesseis empresários e representantes do ramo da construção civil da região da Galícia, na Espanha, passaram a tarde e noite desta quarta-feira (10) em Balneário Camboriú, para avaliar a possibilidade de negócios com profissionais do mesmo setor na cidade. Durante a passagem, a comitiva realizou visita ao prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) em seu gabinete, e também conheceu pontos turísticos com o acompanhamento da Secretaria de Turismo municipal.

O grupo chegou a Santa Catarina na madrugada de domingo (7) e tem viagem de volta à Europa marcada para o próximo final de semana. No Estado, a visita foi coordenada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis – Sinduscon,  através do seu presidente Hélio Barros,  pelo Centro Espanhol de Negócios na Capital, e, em Balneário Camboriú, a comitiva também recebeu o acompanhamento do Sinduscon local através do seu presidente, Carlos Haacke e equipe.

Segundo explicou Haacke, a missão empresarial teve como objetivo principal a troca de experiências entre os profissionais espanhóis e catarinenses, a procura de negócios e parcerias possíveis e, ainda, a retribuição da visita que os construtores catarinenses realizaram aos europeus em setembro do ano passado, com a mesma finalidade.  O presidente analisou que, atualmente, a Espanha passa por uma crise na construção civil e muitas obras estão paradas. A solução para que os grandes fabricantes e fornecedores de materiais e insumos da construção civil espanhola voltem ao mercado poderá estar em Santa Catarina.

Já o construtor de Balneário Camboriú, Mario Luiz Rambo, acredita que a vinda dos empresários espanhóis crie “pontes de mercado” para a busca de inovações nos processos da construção civil e, assim, otimizar a produção do setor. Também esperançosos com o intercâmbio, Edson Luis Martins e Marco Aurélio Quioderoli, da empresa balneo-camboriuense, Embraed, uma das mais importantes do ramo, acompanharam a comitiva em alguns momentos e levaram os europeus para conhecer uma obra da empresa, na Barra Sul,  que destaca a alta qualidade da construção civil atualmente empregada no município.

Na Prefeitura

O prefeito Edson Piriquito e o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, recepcionaram os empresários e representantes da Galícia no final da tarde desta quarta-feira. Dalvesco lembrou que a grande alavanca do turismo em Balneário Camboriú é a construção civil. “Se a cidade é o que é hoje, devemos parte importante a esse setor”, pontuou.

Piriquito ficou muito feliz e motivado com a visita dos espanhóis. Enfatizou a parceria importante que a cidade tem feito com o Sinduscon, principalmente durante o último Reveillon que tranformou Balneário Camboriú de maneira positiva, com mais brilho e cor nos céus na praia. “O grupo não poderia ter melhores interlocutores do que os profissionais do Sinduscon, que são pessoas de credibilidade, como Carlos Haacke e Hélio Barros. Vocês estão no caminho certo. Estaremos apoiando a execução de parcerias e que, aqui no Estado e principalmente em nossa cidade, consigam vencer as dificuldades burocráticas. Que possam ver Balneário Camboriú não somente como oportunidade de negócios, mas também como oportunidade de vida”, destacou o chefe do Executivo.

O prefeito fez uma explanação sobre os investimentos atuais e os projetos que estão protocolados em Brasília como a macrodrenagem do Canal do Marambaia e o alargamento da faixa de areia da orla central. Citou o antigo sonho da construção do Centro de Eventos que está se tornando realidade com a ajuda do Governo Estadual e o saneamento e a segurança que também estarão recebendo investimentos. “Até 2012 estaremos com a cidade praticamente toda saneada. Também teremos uma Guarda Municipal com 200 profissionais. Se no passado os investidores só previam o lucro, hoje temos certeza de que a construção civil é um dos ramos que, não deixa de buscar o lucro, mas também tem como meta a qualidade de vida”, analisa Piriquito, lembrando que a cidade é atualmente o 12° município indutor do turismo no Brasil e o 7° em qualidade de vida, além de ser um dos principais destinos turísticos do Mercosul.

O diretor do Centro Espanhol de Negócios de Florianópolis, Juan José Maria Lago, que também intermediou a visita, citou o potencial turístico de Balneário Camboriú. Ele analisou a importância da parceria entre a Galícia e o Estado, principalmente por questões culturais. Já o presidente do Sinduscon da Grande Florianópolis, Hélio Barros, elogiou a maturidade do governo de Edson Piriquito e Cláudio Dalvesco, e afirmou ter ficado impressionado com a receptividade na Prefeitura. “Balneário é imbatível em termos de construção civil e parceria do Poder Público. Isso é muito bom, porque o Sinduscon visa trazer para a cidade pessoas que tenham poder de compra”, complementa. Ele citou que o setor passa por um momento extraordiário no Brasil e principalmente Balneário Camboriú, “que também está muito bonita e limpa”, finaliza.

A comitiva estará nesta quinta-feira em Florianópolis, em reunião com membros do Governo do Estado, para encontrar meios que viabilizem parceria com cidades catarinenses.

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Silvia Bomm (3930-JP-PR)

CONTADOR DE VISITAS

mod_vvisit_counterVisitantes de ontem:4012
mod_vvisit_counterSemana passada:33569
mod_vvisit_counterMês passado:148139

BUSQUE SEU IMÓVEL

Vista para o mar
Próx. UFSC / UDESC

BUSQUE CÓD. OU TEXTO

-->