Construtoras investem em empreendimentos mais sustentáveis

Fonte: DC

Em Florianópolis, condomínio foi construído com geração de energia eólica e solar e sistema de reaproveitamento de água.

As construtoras e imobiliárias estão investindo cada vez mais em empreendimentos sustentáveis. Painéis de energia solar, tijolos ecológicos e ambientes que valorizam a iluminação natural são comuns nos empreendimentos, auxiliam na redução de gastos e na preservação do meio ambiente.

Para o vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sindicato da Construção (Sinduscon) da Grande Florianópolis, Olavo Kucker, as obras com o selo sustentável são uma realidade na região. A tendência é a de que os preços delas se tornem mais acessíveis e a demanda aumente nos próximos anos.

O Neo Next Generation, situado no Novo Campeche, em Florianópolis, é um bom exemplo. O empreendimento foi entregue há cerca de dois meses pela Asas Incorporações e Habitat Ltda e idealizado pelo arquiteto e urbanista Jaques Suchodolski. É o primeiro no Brasil a ter um gerador próprio de energia eólica.

O arquiteto explica que isso foi possível graças à quantidade de vento da região e aos fabricantes de miniusinas eólicas. Além disso, o prédio conta com a geração de energia solar e sistema de reutilização de água.

Estima-se que o reuso de água proporcione economia de 50% no consumo total. Com a geração de energia limpa, em 10 anos, pretende-se economizar R$ 500 mil em aquecimento de água no condomínio. E o melhor: o investimento em tecnologias sustentáveis não ultrapassou 3% do valor total do projeto.

Outro detalhe estão nas tijoletas que revestem a construção e diminuem a necessidade de uso do ar condicionado. O isolamento acústico dos ambientes é feito com esquadrias de PVC e manta de PET reciclado nos forros, o que auxilia na privacidade dos apartamentos.

- Fui buscar as mais modernas tecnologias para criar um empreendimento revolucionário, que levasse o conceito de sustentabilidade aos mínimos detalhes e onde o conforto deveria estar atrelado à funcionalidade e respeito ao meio ambiente - diz.

O arquiteto conta que, em 35 anos de experiência, esta é a primeira vez que consegue reunir tantos atributos sustentáveis em um mesmo prédio.

CONTADOR DE VISITAS

mod_vvisit_counterVisitantes de ontem:3180
mod_vvisit_counterSemana passada:29143
mod_vvisit_counterMês passado:127206

BUSQUE SEU IMÓVEL

Vista para o mar
Próx. UFSC / UDESC

BUSQUE CÓD. OU TEXTO